A tão sonhada aprovação no curso de Medicina veio em dose dupla para a estudante garibaldense Gabriela Baruffi Agostini, de 24 anos. A jovem foi aprovada no vestibular da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e, por meio da nota do Enem, garantiu também uma vaga na Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), instituição que recebeu conceito 5 no Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed).
Na manhã desta segunda-feira, 02 de fevereiro, Gabriela falou sobre a dupla conquista durante participação no programa Comando Geral.
A primeira aprovação veio pela UFSC. Ao relembrar o momento, a estudante se emocionou. “Foi muito emocionante. Liguei para o meu irmão, que me apoiou muito, e para os meus pais. Foi muito legal”, contou. No entanto, motivada pela proximidade com a família — já que seus pais e os quatro avós residem em Garibaldi —, Gabriela optou por cursar Medicina em Porto Alegre, na UFCSPA. O resultado da instituição foi divulgado na última quinta-feira.
Gabriela possui uma trajetória acadêmica diversificada. Ainda jovem, morou em Porto Alegre, mas retornou a Garibaldi, onde estudou na Escola Estadual de Ensino Fundamental Carlos Gomes e na Escola Estadual de Ensino Médio Dante Grossi. Durante o Ensino Médio, cursou o técnico integrado em Informática no Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), campus Bento Gonçalves.
Na época, a estudante ainda tinha dúvidas sobre qual carreira seguir. Ela relatou que também se interessava por Relações Internacionais, tendo, inclusive, iniciado o curso na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). No entanto, após ingressar no mercado de trabalho, percebeu que não se sentia realizada profissionalmente, o que a levou a repensar seus planos.
Em 2024, Gabriela decidiu retornar ao município e iniciou uma preparação específica para o vestibular de Medicina, frequentando cursos preparatórios em Bento Gonçalves e, posteriormente, em Porto Alegre. Segundo ela, a inspiração para seguir na área da saúde surgiu a partir dos valores familiares e das experiências vividas com professores ao longo da vida escolar. “Me inspirei nessas pessoas que são muito dedicadas a ajudar a sociedade e devolver algo de bom para as pessoas”, afirmou.
Ao falar sobre o processo de preparação para os vestibulares, Gabriela destacou que o maior desafio não foi o conteúdo, mas o controle emocional. “Muito mais o emocional do que o conteúdo. Nesse momento é importante saber a matéria, mas é fundamental estar preparado emocionalmente”, ressaltou.
Por fim, a estudante deixou um conselho aos jovens que também sonham com uma vaga no curso de Medicina. “Cada um tem uma forma de estudar e se organizar. É fundamental ter autoconhecimento para entender as prioridades e ter um melhor desempenho. É muito conteúdo e não dá para abraçar o mundo. O importante é pensar um dia de cada vez, organizar a rotina, ter momentos de descanso e celebrar as pequenas conquistas”, concluiu.
Gabriela é filha de Arlete Baruffi e Almir Agostini, e sobrinha do bispo Adelar Baruffi. A mãe acompanhou a filha durante a entrevista e se mostrou bastante emocionada com a conquista.
Fotos: Divulgação/Arquivo Pessoal


