Uma mulher que dedicou a vida aos outros, uma das primeiras dentistas formadas no Rio Grande do Sul e pioneira na defesa da conservação do dente natural. Idealizadora e fundadora do Movimento Bandeirantes, além dos grupos de jovens Glória, Jufra, Quaerite e Fratelli, também foi responsável por trazer para Garibaldi o Movimento de Cursilhos e Emaús. Aos 86 anos, Therezinha Spader é uma personalidade marcante na vida comunitária, espiritual e cultural do município. Ela foi a convidada do programa Espumante com, exibido nesta quinta-feira na página da Rádio Garibaldi no Facebook.
Carinhosamente chamada de There, formou-se em três cursos superiores: Odontologia, pela Universidade Federal de Pelotas, além de Teologia e Psicologia, em Curitiba. Na Odontologia, exerceu a profissão com dedicação e sensibilidade. Nunca cobrava atendimento de padres, religiosas e seminaristas, pois acreditava que também estavam a serviço dos outros. “Nunca me fez falta, ao contrário, sempre recebi muita gratidão”, recorda.
Foi em uma viagem ao Rio de Janeiro que conheceu os mandamentos do Movimento Bandeirante, criado por Baden-Powell, e que se tornariam guia para sua vida e seus ensinamentos aos jovens: amar a natureza, a Pátria, a Deus e ao próximo. “Isso é maravilhoso na vida: amar os outros, amar a Deus e contemplar a natureza. Quem vive assim nunca fica sozinho”, ensina.
Escolha pela vida comunitária
Embora tivesse oportunidades de namoro e fosse muito admirada pelos colegas de faculdade, Therezinha nunca quis formar família. “Se eu formasse uma, teria que me dedicar a ela. Mas eu queria ter muitos filhos espirituais, queria servir aos outros e à comunidade. Essa sempre foi a minha missão: ser o luzeiro dos jovens. E assim eu fiz”, afirma. Sem arrependimentos, diz não guardar rancores e não sentir falta de nada que deixou de viver.
Odontologia com inovação e cuidado
Na profissão, destacou-se como uma das primeiras mulheres a conquistar diploma universitário em Odontologia. Até então, predominavam os dentistas práticos, que quase sempre recorriam à extração dentária. Therezinha trouxe a visão conservadora, defendendo que nada substitui o dente natural. Por essa postura, foi premiada em Porto Alegre por exercer a profissão de acordo com os princípios que aprendeu na faculdade.
Entre os maiores ensinamentos de sua formação em Pelotas, destaca o acolhimento e a sensibilidade transmitidos por seus mestres e pelos próprios moradores da cidade, de costumes diferentes dos imigrantes italianos da Serra. “Aprendi a acolher e a atuar sempre com respeito e delicadeza, valores que eu trouxe comigo para Garibaldi.”
Mensagem aos pais
Leitora voraz da Bíblia e de livros de Teologia, Psicologia e Odontologia, Therezinha sempre buscou aprofundar-se no conhecimento espiritual e humano. Para ela, isso ajuda a compreender melhor a Palavra de Deus e a aplicá-la no dia a dia.
Aos pais, deixa um conselho: “Sejam os luzeiros da educação e da fé. Sejam exemplos para seus filhos”. Recorda com carinho de seu pai terreno, sempre amável, e acredita que foi por essa vivência que aprendeu a amar tanto ao Pai Celestial.