A Tramontina encerrou outubro com dois importantes reconhecimentos nacionais que reforçam a força e a relevância de sua marca no país. A empresa foi eleita vencedora na categoria especial Marcas Centenárias do ranking Estadão Marcas Mais 2025 e, pela sexta vez consecutiva, consagrada como marca mais lembrada na categoria Facas para Churrasco no Top of Mind da Folha de S.Paulo.
No Estadão Marcas Mais, a Tramontina foi destacada como a Marca Centenária com a qual os consumidores brasileiros demonstram maior preferência e envolvimento. A categoria estreou nesta edição — que celebra também os 150 anos do jornal — e reuniu outras empresas com mais de um século de história entre as cinco finalistas.
“Ser reconhecida entre as marcas centenárias mais queridas do país é motivo de orgulho e celebração. É a confirmação de que estamos no caminho certo, equilibrando tradição e inovação e mantendo os valores que consolidaram a marca ao longo de mais de um século”, afirma Rosane M. Fantinelli, diretora de marketing da Tramontina.
O reconhecimento vem em um momento simbólico para a marca, que em 2025 atualizou sua identidade visual como parte de um movimento estratégico mais amplo. Preservando elementos históricos e reconhecíveis, a nova identidade traduz o compromisso da Tramontina com a inovação, a relevância e a conexão com diferentes públicos e mercados.
No mesmo dia, 28 de outubro, a Tramontina também foi reconhecida pela Folha de S.Paulo como a marca mais lembrada em Facas para Churrasco, título que mantém há seis anos consecutivos no tradicional Top of Mind. Considerada uma das mais relevantes pesquisas de lembrança de marca do país, o levantamento é conduzido pelo Instituto Datafolha, com abrangência nacional e mais de 80 categorias de produtos e serviços.
Para a diretora da Tramontina, o resultado reflete o vínculo emocional e cultural da Tramontina com o churrasco, um dos pilares de seu portfólio. “A Tramontina nasceu onde o churrasco nasceu, no Sul. Hoje exportamos essa cultura para além do território nacional, ampliando principalmente a presença na Europa — berço da cutelaria mundial”, destaca Rosane M. Fantinelli.
Com mais de 400 itens voltados ao churrasco, entre facas, espetos, talheres, tábuas, churrasqueiras, grelhas e utensílios, a Tramontina reafirma seu compromisso em oferecer soluções de qualidade e em manter viva a tradição que atravessa gerações. A 35ª edição do Top of Mind da Folha de São Paulo aconteceu no Tokio Marine Hall em São Paulo/SP.
O ranking Estadão Marcas Mais, desenvolvido pela Troiano com exclusividade para o jornal, identifica as três marcas mais envolventes em 28 categorias e, nesta edição, também as cinco Marcas Centenárias de maior engajamento entre os consumidores. A pesquisa ouviu 11.500 pessoas em todo o Brasil, e os vencedores foram homenageados em um evento realizado na sede do Estadão, em São Paulo.


