Iniciando na quarta-feira de cinzas, 18/02, a Campanha da Fraternidade 2026 promove o tema “Fraternidade e Moradia”, destacando a importância da solidariedade com quem não tem uma casa digna.
A ação acontece no período da quaresma e possui o lema: “Ele veio morar entre nós” (Jo 1,14), simbolizando a busca da conscientização dos cristãos em relação ao direito à uma moradia adequada.
A imagem escolhida para a identidade visual da Campanha foi elaborada pela Assessoria de Comunicação da CNBB e reúne diversos elementos simbólicos. Em destaque, no centro, está a escultura “Cristo sem-teto”, criada em 2012 pelo artista católico canadense Timothy Schmalz, inspirada pela experiência de ter visto um homem em situação de rua dormindo em um banco de praça, em Toronto.
Ao fundo, o cartaz apresenta o contorno de uma cidade dividida por duas cores contrastantes que simbolizam as desigualdades e contradições sociais e urbanas. No centro, uma igreja com uma cruz representando a presença da fé, chamada a ser sinal de esperança e transformação.
Segundo o pároco de Marau, Frei Laércio da Luz, a paróquia Cristo Rei irá atuar em casas de pessoas com deficiência que precisam de auxílio necessário. “Fizemos a reunião com a Associação Marauense da Pessoa com Deficiência e eles têm uma lista de doze pessoas que precisam de pequenas intervenções. Mas nós vamos direcionar a campanha para a moradia de pessoas com deficiência porque elas têm endereço, têm moradia, mas não têm acessibilidade e não conseguem acessar um banheiro, uma cozinha, outros cômodos” afirma.