Liturgia do Terceiro Domingo do Tempo Comum

Em 23/01/2026

Celebração de 25/01/2025 - Jesus é a luz que começa a brilhar!

ACOLHIDA

Animador: Irmãos e irmãs, bem-vindos. Jesus é a novidade para um coração sedento de luz, Ele é o caminho para a conversão. Deixemo-nos transformar pelo seu chamado através de sua Palavra, abrindo nosso coração para bem vivermos esta celebração. Acompanhemos a procissão de entrada, cantando.

ATO PENITENCIAL

Presidente: Hoje, Jesus nos faz em apelo: "Convertei-vos, porque o Reino dos Céus está próximo". Sua proposta implica na acolhida ao seu chamado. Inspirados em São Paulo Apóstolo, de quem celebramos, também hoje, sua conversão a Jesus Cristo e seu Reino, cantando.

GLÓRIA

Animador: Glorifiquemos a Deus pela presença de seu Filho Jesus como luz de nossos passos, cantando.

LITURGIA DA PALAVRA

Primeira Leitura: Is 8,23b - 9,3

Salmo Responsorial: O Senhor é minha luz e salvação. O Senhor é a proteção daminha vida.

Segunda Leitura: 1Cor 1,10-13.17

Evangelho: Mt 4,12-23

REFLEXÃO

- Jesus, a partir da profecia de Isaías, apresenta explicitamente a sua missão, a de seus discípulos e a nossa, de batizados, discípulos missionários. Missão esta que consiste em estar nos lugares mais desafiadores, nos territórios assolados pela violência e exclusão, e ali anunciar a esperança e apontar uma luz no fim do túnel, recuperando a alegria de viver. A liturgia deste domingo nos dá algumas dicas para viver esta missão.

- O profeta Isaías apresenta Zabulon e Neftali como terra de ninguém, lugar de gente explorada e humilhada. Porém, em meio a todo este abandono, que o profeta classificou como lugar de escuridão e trevas, onde as pessoas habitavam nas sombras da morte, surge a esperança. Uma luz brilhou na escuridão para dissipar as sombras da morte, fazendo germinar e crescer a alegria, a felicidade. É a luz do Messias que nasceu na manjedoura de Belém, que veio tirar dos seus ombros os pesados fardos da exploração e da opressão. Com esta luz protetora as pessoas sentem-se encorajadas a lutar por seus direitos, a serem protagonistas de sua história e não se calar diante das injustiças, a dar um basta a todos os desmandos que as oprimem.

- Esta profecia de Isaías se concretiza no Evangelho de Mateus. Num contexto de violência e perseguição, no qual João Batista é tirado de circulação, por meio de sua prisão, Jesus começa a sua missão, num momento nebuloso num território historicamente envolto pelas trevas. Ali é o lugar da missão. É neste lugar inóspito que Jesus começa a pregar a conversão pois “o Reino de Deus está próximo”. Ele é a proximidade desse Reino. A partir do momento em que ele escolheu este lugar de morte para anunciar a vida, o Reino se aproximou daquelas pessoas até então sem vez, sem voz, sem esperança. Mas para que esta alegria e esperança não sejam mais uma situação de alienação como tantas vividas até então, é preciso a conversão, a mudança de vida, a conscientização da opressão vivida e o compromisso para sair dela. Jesus não veio transformar este lugar num passe de mágica, sozinho, Ele quer envolver a todos a caminhar juntos. Ele precisará da ajuda de todos, começando por Pedro, André, Tiago e João, os demais discípulos que ele chama, e neles todos os que ele tinha e tem presente até os dias de hoje. Paulo nos adverte da importância da unidade, da comunhão, da participação de todos na missão, pois aquilo que diz respeito a todos deve ser assumido e vivido com paixão por todos, servindo a Jesus Cristo e ao povo indistintamente.

PRECES DA COMUNIDADE

Presidente: Confiantes, estendamos nossa mão em direção ao Círio e façamos nossos pedidos, cantando: "Oh, Luz do Senhor, que vem sobre a terra, inunda meu ser, permanece em nós"

1 – Para que nosso coração se fortaleça e transmita ao mundo paz, a luz e esperança, cantemos.

2 – Para que nosso olhar irradie acolhida, ternura e serenidade, cantemos.

3 – Para que nossas mãos revelem a grandeza dos gestos de amor e solidariedade, cantemos.

4 – Para que nossa vida seja plena pela resposta pronta e alegre chamado de Jesus, cantemos.

OFERTÓRIO

Animador: Ao nos chamar para segui-Lo, o Senhor nos pede que aprendamos e pratiquemos a partilha como valor do Reino. Junto ao pão e ao vinho, ofereçamos nosso compromisso de adesão ao seu pedido.

COMUNHÃO

Animador: O Senhor afirma: "Eu sou a luz do mundo, aquele que me segue não anda nas trevas, mas terá a luz da vida". Vamos ao seu encontro na Eucaristia, cantando.