O deputado estadual Sergio Peres do Republicanos assume nesta terça-feira (03) a presidência da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. Aos 57 anos, Peres comandará o Parlamento gaúcho por um ano, dentro do acordo de rodízio firmado entre as maiores bancadas da Casa para a atual legislatura (2023–2026). A sessão solene de eleição e posse da Mesa Diretora ocorre às 14h, no Plenário 20 de Setembro, em Porto Alegre com chapa única.
Natural do interior de Caraá, no Litoral Norte, Sergio Peres Alós nasceu em 2 de julho de 1968, na zona rural de Santo Antônio da Patrulha, município ao qual Caraá pertencia na época. Filho de pequenos agricultores, é o caçula de uma família numerosa, com 16 irmãos. Peres se mudou para a Região Metropolitana em 1987, estabelecendo-se em Gravataí. Conseguiu emprego em uma indústria de refrigeradores então instalada em Porto Alegre. Na empresa, construiu trajetória de crescimento profissional, passando de pintor a supervisor até 1991. Depois, atuou como pequeno comerciante em Cachoeirinha, onde manteve uma loja de revestimentos e carpetes.
Casado com Delani Alós e sem filhos, Peres teve a participação em ações da comunidade cristã como ponte para a vida pública. No Parlamento, é autor de iniciativas voltadas ao setor produtivo e à justiça social. À frente da Assembleia, terá como prioridade o fortalecimento dos municípios, com a realização de encontros regionais para debater demandas locais.
A nova Mesa Diretora também é composta pelos vice-presidentes, deputados Thiago Duarte (União Brasil) e Adolfo Brito (Progressistas). A presidência de Sergio Peres pelo Republicanos integra acordo pluripartidário que distribui os cargos da Mesa e das comissões conforme a proporcionalidade das bancadas. A condução do Legislativo gaúcho se alterna entre os quatro maiores partidos da Casa, Movimento Democrático Brasileiro (MDB), Progressistas, Partido dos Trabalhadores (PT) e Republicanos, ao longo dos quatro anos da legislatura.