O delegado Luciano Righes Pereira, da DRACO de Caxias do Sul, que atualmente responde interinamente pela Delegacia de Polícia de Farroupilha — em razão de o titular estar atuando na Operação Verão — concedeu entrevista à Rádio Garibaldi para alertar a população sobre diferentes tipos de golpes.
Um dos casos citados resultou na prisão de um dos criminosos, graças à atenção da vítima, que desconfiou da situação e entrou em contato com a Delegacia de Polícia. O golpista, natural de Passo Fundo, foi preso em flagrante na quinta-feira. Um segundo envolvido conseguiu fugir.
Nesse caso, o estelionatário se passou por advogado e informou à vítima que ela teria direito a uma indenização judicial. Para receber o valor, seria necessário pagar previamente supostas custas e taxas do processo.
O delegado também chamou atenção para o chamado “golpe do amor”. Um caso que ganhou repercussão nacional envolveu uma mulher de São Valentim, que chegou a ir até o aeroporto de Erechim acreditando que encontraria o ator Brad Pitt. Posteriormente, a mulher mudou sua versão. A polícia acredita que, se ela não tivesse sido alertada, poderia ter sofrido prejuízo financeiro.
Outro golpe recorrente é o da falsa compra suspeita no cartão de crédito, em que a vítima recebe uma mensagem com um link para contato com o banco. A orientação é clara: não clicar em links e procurar diretamente a agência bancária ou os canais oficiais.
Por fim, o delegado informou que o golpe do bilhete tem feito menos vítimas na região, com queda nos registros desse tipo de ocorrência.
Entrevista em ouça a notícia