O ano de 2026 começou de forma especial em uma propriedade localizada em Bento Gonçalves, no bairro Vinosul, abaixo da Garibaldina. Uma vaca deu à luz um casal de bezerros gêmeos, que receberam os nomes de Mano e Mana.
Os filhotes nasceram no dia 6 de janeiro e já correm pela propriedade, sempre sob o olhar atento e carinhoso da mãe. Ainda mais felizes ficaram os proprietários, Armando e Adriana Lanfredi, que nunca haviam presenciado um nascimento de gêmeos no local.
A primeira a nascer foi a Mana. No entanto, como a vaca continuava apresentando contrações após o parto, um veterinário foi acionado. Durante a avaliação, constatou-se a presença de outro bezerro, e o profissional auxiliou no nascimento do Mano.
“É a primeira vez que ocorre um nascimento de gêmeos na propriedade, e de forma totalmente natural, sem uso de inseminação”, conta a filha do casal, Débora, que vem registrando em fotos o crescimento e a evolução dos bezerrinhos, que já se tornaram o xodó da família.
Os animais são da raça Angus. Embora o nascimento de gêmeos não seja considerado raro entre bovinos, também não é tão comum. Para a família Lanfredi, o acontecimento foi único, curioso e surpreendente. No mundo animal, a evolução é rápida e Mano e Mana já caminham pela propriedade, correm e brincam, encantando a todos.
Fotos Debora Landredi